menu
-Agenda Cultural
-Restaurantes
-Teatros
-Museus
-Comentários
-Fale conosco
-Política de Privacidade
-Utilidade Pública
-Links Feirense
-Artes Cênicas
-Artes Visuais
-Artesanato
-Bandas
-Literatura
-Músicos
ENTRETENIMENTO
-Cinema
-Arquivo de Eventos
-Festival Vozes da Terra
-Festival Gospel 2010
-Natal na Praça 2010
-Micareta 2011
-Últimos Eventos
-Radio Viva Feira
-TV Viva Feira
-Videos Viva Feira
COLUNISTAS
-Beto Souza
-Cezar Ubaldo
-Clarissa Macedo
-Elsimar Pondé
-Emanoel Freitas
-Hugo Navarro
-Lana Mattos
-Luís Pimentel
-Raymundo Luiz Lopes
-Sandro Penelú
-Silvério Duque
 
 
 
MAC COMPLETA 18 ANOS ESSE MÊS, COM GRANDE EVENTO.

Aniversário do MAC será comemorado no dia 25 com muitas atrações culturais.

Publicado em: 16/07/2014 - 17:07:46

    Criado em 1967, pelo empresário Assis Chateaubriand, o Museu Regional de Feira de Santana foi instalado no prédio onde funcionava a administração e balança de animais da feira de gado – posterior Ginásio Municipal – e adaptado sob a orientação dos arquitetos Jader Tavares, Diocleciano Barreto, Fernando Frank e Oto Gomes. No final de 1995, a UEFS, que administra o Museu Regional, transferiu todo o acervo para o Centro Universitário de Cultura e Arte – CUCA. Consciente da importância histórica do edifício que durante quase trinta anos abrigou o Museu Regional, o Departamento de Cultura do Município dirigido na época por Juraci Dórea Falcão, na gestão do prefeito José Raimundo Pereira de Azevedo, desenvolveu um projeto visando a preservação do citado espaço para a área cultural, criando o Museu de Arte Contemporânea de Feira de Santana – Decreto 5.958, de 25 julho de 1996 – que através do Projeto de Lei 147/97, passou a denominar-se Museu de Arte Contemporânea Raimundo de Oliveira.
    O referido Museu foi concebido para ter seu campo de trabalho voltado essencialmente para a produção artística do nosso tempo. O MAC conta com um acervo referência de 58 obras dos mais representativos artistas plásticos baianos, a exemplo de: Calasans Neto, César Romero, Ruben Valentim, Juraci Dórea, Juarez Paraiso, Chico Liberato, Herivelton Figueredo, Gil Mário e Maristela Ribeiro. A proposta de trabalho do MAC não se limita a expor um acervo fixo, optando por uma linha museológica mais dinâmica, realizando exposições mensais das várias linguagens plásticas: pintura, escultura, gravura, desenho, fotografia e também promovendo palestras culturais, oficinas de arte, edições de livros, mostra de vídeos, evidenciando um MUSEU VIVO, um museu que identifica e expressa os complexos meandros do fazer artístico contemporâneo.
    E no dia 25 de julho (sexta-feira), a partir das 20 horas, a Fundação Egberto Costa e o Museu de Arte Contemporânea Raimundo Oliveira (MAC), comemoram o 18° aniversário do MAC Feira. A vasta programação artística e cultural que marcará a passagem da data inclui exposições com os artistas Ana Matos, que expõe telas que expressam a representação de corpos imersos em energias de força e sensualidade feminina, inspirados nas deusas: Deméter, Ártemis e Afrodite; Maria Dolores e Italo Oliveira, cujos trabalhos mesclam experimentação de imagens fotográficas e colagens; o lançamento do livro “Carona Pra Lugar Nenhum” do jovem autor Henrique Sampaio e a apresentação musical do grupo Chorinho Entre Amigos. O evento contará ainda com a mostra “Pictórica em Traços”, exposição coletiva onde artistas gráficos locais homenageiam os principais nomes das artes plásticas feirense, através de desenhos realísticos ou caricatos da figura e obra do homenageado. Importantes nomes do humor gráfico, quadrinhos e artes visuais de Feira de Santana, como Paulo Emanuel, Borega, Helcio Rogério, Daniel Ponciono, Don Guto, Gabriel Ferreira, Tâmara Lyra, Nila Ferreira e Marcos Franco participam da mostra.
 

AUTORIA: MAC-Feira



ACADEMIA DE EDUCAÇÃO HOMENAGEIA FERNANDO PINTO DE QUEIROZ


Publicado em: 15/07/2014 - 10:07:12

    No próximo dia 30 de julho, às 9 h, no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Feira de Santana, acontecerá mais uma sessão Pública da Academia de Educação, quando a Acadêmica Elza Santos Silva irá apresentar a vida e a obra do Dr. Fernando Pinto de Queiroz, patrono da cadeira número 22.
    Membro fundador da Academia, Dr. Fernando foi Titular da Cadeira número 10, com uma participação atuante, sendo o responsável pela elaboração dos regimentos institucionais.
    Fernando Pinto de Queiroz foi profissional de direito e professor, que serviu à sua comunidade, participando e liderando projetos que promoveram o desenvolvimento social e cultural desta cidade. Participou intensamente da luta pela educação superior em Feira de Santana, atuando desde 1961 até a concretização do seu sonho, com o Decreto do Governador Luiz Viana Filho autorizando a criação da Universidade Estadual de Feira de Santana em 1970. Foi membro do Conselho Diretor da UEFS desde 1970 até 1976, elaborando os instrumentos normativos daquela instituição, onde atuou como Professor Titular da disciplina Direito Administrativo até 1991, quando se aposentou.
    Certamente a Professora Elza, não poupará esforços para homenagear o imortal Fernando Pinto de Queiroz. A sessão é aberta ao público e a Presidente da Academia, Profa. Anaci Paim receberá os familiares, amigos, profissionais do direito, da educação e admiradores do homenageado.



AUTORIA: Academia de Educação de Feira de Santana - Ba



MÚSICA PARA AQUECER


Publicado em: 11/07/2014 - 17:07:33

    Nesta Sexta (11) e sábado (12), acontecerá a abertura do projeto Música para aquecer, no Villa Container Mall, localizado na Av. Mª Quitéria, em frente à sorveteria Sol de Verão. Com uma deliciosa musica para ajudar a aquecer a alma, nesse período de inverno. Um espaço belíssimo, com uma galeria toda em contêineres, num estilo que foge dos padrões de arquitetura brasileira.
    Mano gavazza estará cantando com a participação especial de Rogério Ferrer.

 

AUTORIA: Villa Container



ARRAIAL DO ROCK ACONTECERÁ NO PRÓXIMO SÁBADO


Publicado em: 03/07/2014 - 13:07:30

    O arraial do rock, evento que acontece em várias cidades brasileiras será realizado em Feira de Santana no próximo sábado (5) a partir das 19 h, no espaço Marcos Morais, em sua 3ª edição em nossa cidade.
    “Em Feira o arraial começou a ser realizado em 2012 com intuito de agregar o maior público desse segmento, já que a cidade não tem eventos nesse estilo, o proposito é mostrar para sociedade que em Feira de Santana tem muitas bandas de qualidade e o principal, mostrar que o rock´roll não é só droga, álcool e sexo, que também é cultura”, como afirma Suely Velame precursora do evento na cidade.
    O evento contará com seis bandas de Feira e uma de Salvador, Dark Night, nenhuma das bandas cobra cachê o evento é sem fins lucrativos, e as bandas aproveitam o destaque do evento para autopublicidade. No ano passado a policia militar estimou que o público presente em 700 pessoas, esse ano os organizadores pretendem que seja acima de 1000.

    PROGRAMAÇÃO
    19:00 Vikings`Roll
    20:10 Back to the classic
    21:20 Ogivas eloquetes
    22:30 Diabeth
    23:40 Eutimia
    00:50 A Gaiola de Vidro
    02:00 Dark Nigth

AUTORIA: Viva Feira com informações de Suely Velame



PROJETO PROFISSÕES LEVA CRIANÇAS À FTC


Publicado em: 05/06/2014 - 10:06:56

    Um grupo de 17 crianças da creche escola Primeiros Passos, esteve em visita à FTC Feira. Elas vieram acompanhadas da coordenadora pedagógica, Neuma Maria Cavalcante Carvalho e da professora Adriana Costa. Trata-se do Projeto Profissões desenvolvido pela escola, levando as crianças a conhecerem o local de trabalho dos pais.
    O professor André Kaercher, professor da FTC Feira, foi o pai contemplado com a vista da filha Ana Luiza e coleguinhas em seu local de trabalho. Ele informou que, na faculdade, as crianças ganharam brindes e lanche e conheceram os vários laboratórios como os de Engenharia, Informática, além da Biblioteca, setor de Pós-graduação, e  a Clínica Escola de Fisioterapia. Segundo Kaercher, As crianças já visitaram faculdades, pizzarias, clínica, entre outros locais. 

AUTORIA: Socorro Pitombo



SUBVERSIVA, COM KAREEN MENDES E BANDA, AGRADA EM CHEIO

Terças de Música no Jeca

Publicado em: 25/05/2014 - 17:05:33

    Som perfeitamente ajustado, músicos ensaiados, afiados e bem entrosados, um repertório variado, passeando por estilos diversos, como reggae, samba e rock n’roll e uma cantora afinada e cheia de disposição pra soltar a voz e mostrar do que é capaz. Assim poderíamos classificar o show “Subversiva”, de Kareen Mendes e banda, apresentado no bar Jeca Total, em Feira de Santana, na noite da última terça-feira (20).
    Liderados pelo veterano Rogério “Mainha” Carneiro, que assumiu, na prática, a função de diretor musical desta nova investida de Kareen, os jovens Matheus Pirôpo (violão base) e Marcos Lôrdelo (contra baixo) deram conta do recado. Na bateria, Gabriel Ferreira, mostrou-se a vontade com a nova tarefa.
    No set list da apresentação, com mais de duas horas de duração, destaque para Norma (Bruna Barreto) e Nega do cabelo duro (David Nasser e Bruno Soares), ambas do primeiro EP da banda soteropolitana Lilly Braun, Top Top (Mutantes), Pagu (Rita Lee e Zélia Duncan).
    Sem falar nas canções Passeio (Gabriel Ferreira e Deivisson Leão), Feitiços (Gustavo Carvalho) e Vermelhos Sentidos, da própria Kareen, estas três últimas, do primeiro trabalho solo da cantora soteropolitana e radicada em Feira.
    O show ainda teve as participações especiais dos cantores e compositores Guymeo Jumonji e Arquimedes Nascimento. Com este último, Kareen Mendes apresentou a música “Basta só desejar”, dela e de Dani Maciel, com arranjos do próprio Arquimedes.
    Na próxima terça-feira, 27 de maio, tem mais no Jeca Total e considerando o que acompanhamos e pela reação do público, que curtiu, cantou e elogiou, dá pra esperar ainda mais. A cobertura fotográfica para o Viva Feira foi de Beto Souza.

AUTORIA: Viva Feira

Kareen Mendes SUBVERSIVA


TRANSMISSÃO AO VIVO DO 7º FESTIVAL DE SANFONEIROS PELA TVE BAHIA


Publicado em: 20/05/2014 - 16:05:57

    A TVE Bahia, órgão de comunicação vinculado ao Instituto de Radiodifusão Educativa do Estado da Bahia (Irdeb), confirmou a transmissão ao vivo da grande final do 7º Festival de Sanfoneiros, evento executado pela Universidade Estadual de Feira de Santana e que será realizado nesta quinta-feira (22), a partir das 19h, no Auditório Central, campus universitário. A diretora do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca), Selma Oliveira, revelou que o interesse pela transmissão partiu da própria TVE Bahia, o que, conforme salienta, demonstra a importância do evento para a cultura popular nordestina.
    Artistas de diversos municípios baianos e de outros estados brasileiros participam do 7º Festival de Sanfoneiros, evento que tem o objetivo de incentivar e manter vivo um dos mais tradicionais símbolos da cultura nordestina, a sanfona. A expectativa de público é de mil pessoas.
    Além de assistir e vibrar com a apresentação dos finalistas e de outras atrações artísticas, os presentes poderão se deliciar com bebidas e comidas típicas nos estandes e barracas instalados no entorno do Auditório Central. Haverá exibição de filmes com temas relacionados à cultura e artistas nordestinos, como Luiz Gonzaga e Dominguinhos, e show do músico Xangai.
    “O objetivo é fazer com que as pessoas se sintam nos tracionais ambientes nordestinos de festejos juninos, ou seja, nas roças, fazendas, vilarejos, fazendo com que os de mais idade revivam momentos felizes e os mais jovens aprendem a valorizar estes costumes”, afirma Selma Soares, diretora do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca), entidade vinculada à Uefs e responsável pela organização e execução do Festival de Sanfoneiros.
    Premiação
    Depois de uma seleção preliminar, 16 artistas participam desta grande final, oito na categoria 1 (até oito baixos) e mais oito na categoria 2 (acima de oito baixos). Os primeiros colocados em cada categoria ganham R$ 4.770; os segundos colocados, R$ 3.710 e os terceiros, R$ 2.650. Haverá, ainda, o prêmio Júri Popular, também para cada categoria, no valor de R$ 1.590. A relação dos artistas está disponível no portal www.uefs.br, na seção Notícias, e também no site do Cuca (www.uefs.br/cuca).
    O primeiro Festival de Sanfoneiros de Feira de Santana foi realizado pela Uefs em 2008. Inicialmente, as apresentações foram no Teatro do Cuca, mas o espaço se tornou pequeno diante do grande público atraído pelas apresentações artísticas. O evento, então, foi transferido para o Centro de Cultura Amélio Amorim e, desde 2012, é realizado no Auditório Central, localizado no campus da Uefs, com capacidade para aproximadamente mil pessoas e espaço para estacionamento.

AUTORIA: Secom UEFS



ESCRITORA FEIRENSE LANÇA LIVRO EM VITÓRIA DA CONQUISTA HOJE


Publicado em: 16/05/2014 - 12:05:39

    Acontece hoje (16) o lançamento do livro de poesias “Impressões de Instante”, de Lana Mattos, às 20h30, durante a programação da “Mostra Conquista Literária”, no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, em Vitória da Conquista.
    Lana é natural de Feira de Santana, onde reside, mas formou-se em jornalismo pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Produziu e roteirizou diversos vídeos institucionais e documentários, escreveu para jornais impressos, revistas e sites, além de ter lecionado redação para curso pré-vestibular.
    Com vasta programação, que inclui mesa-redonda, desfile de moda, sarau e atrações musicais, a primeira “Mostra Conquista Literária” tem início previsto para as 19h desta sexta-feira. A programação no sábado (17), segundo e último dia do evento, começa às 10h e tem seu encerramento às 23h. A iniciativa é do Coletivo Conquista Literária com co-realização da Fainor. Maiores informações são encontradas no site http://conquistaliteraria.wix.com/conquistaliteraria.
    Os livros lançados neste primeiro dia do evento permanecerão expostos no local durante a tarde e noite do sábado (17). O lançamento de “Impressões” conta com apoio da Comercial Ramos e da agência conquistense Ideia Propaganda.
    Sobre o livro
    Os textos de “Impressões de Instante”, livro produzido pela Editora Biblioteca24horas, abordam temáticas distintas, como o amor em vários âmbitos, relacionamento interpessoal, o bem viver, a paz, a natureza, a liberdade; alguns também são de caráter social.
    Eles levam a pensar na vida como um todo, com uma linguagem simples, que um adolescente de nível médio pode entender, mas que certamente fará também um pós-graduado parar, mesmo que por instantes, para observar algum aspecto de sua realidade de uma maneira singular e verdadeira.
    Muitas das poesias são formadas por frases curtas, pontuais, máximas da vida que, em insights, vieram à mente. São propícias para fomentar o gosto pela leitura e pela fundamental meditação sobre valores e princípios da existência.
    Algumas poesias podem ser lidas no blog da autora (artesanatoempalavras.blogspot.com.br) ou no site da Editora Biblioteca24horas (www.biblioteca24horas.com).

    Serviço:
    Lançamento do livro “Impressões de Instante – poesia”, de Lana Mattos na “Mostra Conquista Literária”
    Quando: 16/05/14 (sexta), às 20h30 - Os livros permanecerão expostos no local a partir das 14h do sábado (17)
    Onde: Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima - Rua Rosa Cruz, 45, Bairro Recreio. Vitória da Conquista, Bahia

 

AUTORIA: Lana Mattos



"NOIVAS DO SERTÃO" UMAS DAS EXPOSIÇÕES EM CARTAZ PELA 12º SEMANA DE MUSEUS

As exposições: Noivas do sertão e Testemunhos da Feira (de SantAna) pelas mãos da artesã Crispina dos Santos em cartaz no Museu Casa do Sertão

Publicado em: 09/05/2014 - 10:05:28

A programação da 12ª Semana de Museus, que será realizada entre os dias 12 a 18 de maio de 2014, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM, que traz o tema “Museus: coleções criam conexões”, reúne uma série de atividades culturais que abrange todo território nacional. Compartilhando desse ideal, o Museu Casa do Sertão da Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS realizará duas exposições e ações sócio culturais concernentes a temática da Semana.  
A primeira consta da terceira edição da Série História e Fotografia, que tem a finalidade de evidenciar o papel das imagens fotográficas como registros da memória familiar e como fontes documentais, o Museu Casa do Sertão apresenta a exposição: NOIVAS DO SERTÃO: testemunhos familiares do interior da Bahia, do colecionador Luiz Cleber Moraes Freire.
A mostra reúne 31 fotografias em preto e branco de casamentos, oriundos das cidades de Tanquinho, Candeal, Feira de Santana e Pedrão, compreendendo as décadas de 30 a 60 do século XX.  
As imagens apresentam o casamento como rito de passagem carregado de conteúdos simbólicos e significativos. Segundo a pesquisadora Tatiane Souza, graduada em História pela UEFS e mestranda da UFBA que estuda a história do vestuário na região de Feira de Santana, os três mais importantes símbolos da cerimônia estão no traje nupcial da noiva, a saber: o véu, o vestido e as flores, remontando ao ideal de pureza e decoro indispensáveis à figura principal do casamento, a noiva.
A mostra registra através do retrato de casamento cenas da vida privada destinada à publicidade do rito matrimonial, revelando os signos e a dinâmica dessa cerimônia ainda tão comum no nosso cotidiano, apesar das mudanças ocorridas nas últimas décadas. As poses captadas não só torna público o enlace matrimonial do casal, mas transformam-se como o passar dos anos em um verdadeiro testemunho material da memória familiar, preservadas pelo colecionador.
A segunda exposição: Testemunhos da Feira (de SantAna) pelas mãos da artesã Crispina dos Santos,  que ficará em cartaz entre os dias 12 de maio a 12 de junho de 2014. A ceramista Crispina dos Santos nasceu num povoado denominado de Camondongo, nas proximidades de Humildes, distrito de Feira da Santana, em 25 de outubro de 1927. Passou a infância na zona rural, onde aprendeu com sua mãe Lúcia dos Santos a lidar com o barro. As figuras criadas por Crispina nasceram de suas vivências rurais e da sua observação do ambiente urbano de Feira de Santana, numa fase em que a cidade tinha feições e costumes bem diferentes dos de hoje em dia. 
Inspiradas no cotidiano sertanejo, as figuras modeladas pelas mãos da artesã, possuem um grande valor documental, uma vez que apresentam referências históricas e culturais de Feira, como as baianas, associadas à Festa de Santana; os burrinhos d’água remetem quando a água era transportada em carotes conduzidos por animais e vendida nas casas pelos aguadeiros; a figura do vaqueiro e do boi remete ao papel destes no processo de colonização e povoamento. 
Considerando que os acervos museológicos são “complexos legados da memória cultural, e é preciso que gerem todo tipo de conexão para que possam ampliar sempre mais os seus efeitos em termos de comunicação, educação, participação e fruição”, o Museu também realizará entre os dias 12 a 16 de maio as seguintes oficinas: coleção de peças em couro do Museu Casa do Sertão: oficina de miniaturas do acervo e sua conexão com Feira de Santana; modelagem em barro em conexão com a obra da artesã Crispina dos Santos; brinquedos populares e flores de papel em conexão com a coleção de artesanato do Museu Casa do Sertão - Segunda Edição. 


Serviços:                                                                                                                       
Local: Museu Casa do Sertão Campus Universitário – Avenida Transnordestina, s/n, Novo Horizonte. Feira de Santana.  
Horário de visitação: Segunda a sexta das 08:15 às 11:30 e das 14:15 às 17:30
Contato para agendamento: (75) 3161-8751 e 3161-8752
e-mail: museucasadosertao@gmail.com e agendamentomuseucasadosertao@gmail.com

AUTORIA: Viva Feira / Museu Casa do Sertão



Mais Notícias

    Som perfeitamente ajustado, músicos ensaiados, afiados e bem entrosados...

    A TVE Bahia, órgão de comunicação vinculado ao Ins...

    Acontece hoje (16) o lançamento do livro de poesias “Impress&otil...

A programação da 12ª Semana de Museus, que será realizada entre os dia...

      A artista Plástica Ade Ribeiro, leva ao Centro de Cultura Amél...

Depois do sucesso da primeira apresentação, os cantores e compositores Paulo Costa...

      Três das principais musas da música feirense estarão ani...

          A Micareta de Feira de Santana de 2014 acontece no circuito Ma...

       Mais uma vez, o público baiano poderá apreciar uma das m...

       Foi em um clima familiar, saboreando um delicioso café da manh&...


Página 1 de 4

 

Apoio Cultural:


New Page 1

 

© 2009-2013 Viva Feira - Todos os direitos reservados