menu
-Agenda Cultural
-Restaurantes
-Teatros
-Museus
-Comentários
-Fale conosco
-Política de Privacidade
-Utilidade Pública
-Links Feirense
-Artes Cênicas
-Artes Visuais
-Artesanato
-Bandas
-Literatura
-Músicos
ENTRETENIMENTO
-Cinema
-Arquivo de Eventos
-Festival Vozes da Terra
-Festival Gospel 2010
-Natal na Praça 2010
-Micareta 2011
-Últimos Eventos
-Radio Viva Feira
-TV Viva Feira
-Videos Viva Feira
COLUNISTAS
-Beto Souza
-Cezar Ubaldo
-Clarissa Macedo
-Elsimar Pondé
-Emanoel Freitas
-Hugo Navarro
-Lana Mattos
-Luís Pimentel
-Raymundo Luiz Lopes
-Sandro Penelú
-Silvério Duque
 
 
 
ATIVIDADES DA ALAFS PARA O MÊS DE SETEMBRO

No mês da Feira do Livro a Academia de Letras e Artes de Feira de Santana promoverá várias atividades artísticas e literárias

Publicado em: 15/09/2014 - 01:09:42

    A ativa e dinâmica Academia de Letras e Artes de Feira de Santana divulgou recentemente as atividades apoiadas e promovidas pela entida para o mês de setembro em curso, quando também participará ativamente da Feira do Livro como vem fazendo desde a primeira edição do Festival Cultural de Feira.
    A contribuição da ALAFS para cultura e produção artística de Feira de Santana é sem dúvida inestimável. é uma instituição que não apenas participa de eventos, mas que promove atividades da maior importância, e está sempre voltada para produção literária e artística de nossa cidade, sempre em processo de valorização do que aqui se produz. Confiram as atividades que a ALAFs convidou não apenas a imprensa feirense a participar, mas também toda população:
    - A Exposição "Encantos da Feira", aproveitando as comemorações do aniversário de emancipação do município de Feira de Santana - 181 anos, Os expositores são artistas plásticos da ALAFS e uma mostra de fotos da Feira antiga, prédios, que foram "destruídos" que hoje dão lugar a estacionamentos, edifícios, condomínios, etc. que ocorrerá no dia 16 de setembro (terça-feira) às 16 horas, no "Parque do Saber Dr. Dival Pitombo".
    - No dia 18 setembro, "Dia da Emancipação da Cidade", haverá uma palestra proferida pelo membro da ALAFS e pesquisador da história de Feira de Santana e suas personalidades, tendo grande destaque sua pesquisa sobre Georgina Erisman, Carlos Mello, na Câmara Municipal, às 16 horas.
    - Ainda no mês de setembro estará sendo lançado o livro: "Administradores Estaduais da Educação" de autoria da Professora, Escritora, Pesquisadora e Presidente da Alafs, Lélia Vitor Fernandes de Oliveira, prefaciado pelo acadêmico Dr. Edivaldo Boaventura e posfaciado pelo também acadêmico Prof. José Raimundo Pereira de Azevêdo. É uma obra biográfica, onde foi registrado as biografias dos delegados escolares, coordenadores, superintendentes e diretores da DIREC-02 (hoje), no dia 25 de setembro, às 17 horas, na 7ª Feira do Livro, na Praça João Barbosa (Praça do Fórum).
    Na Feira do Livro a ALAFS mantém um estande com publicações patrocinadas e apoiadas pela Academia, visitem e conheçam o trabalho destes intelectuais feirenses liderado por professora Lélia Vitor Fernandes de Oliveira.

AUTORIA: Viva Feira



FeirARTE: EXPRESSÕES URBANAS

Mais um sarau será realizado no Museu de Arte Contemporânea

Publicado em: 10/09/2014 - 17:09:59

    O Museu de Arte Contemporânea Raimundo de Oliveira (Mac Feira) integrando as atividades da 8ª Primavera dos Museus promoverá entre os dias 25 e 26 de setembro o FeirARTE: expressões urbanas, evento pioneiro na cidade que pretende celebrar a arte de rua em todas as suas vertentes.
    Multiplicidades de idéias, ações, conceitos e cores pulsaram no evento. Rap, Beat Box, Grafite, Break Dance e diversos outros elementos e formas que compõem a arte urbana, geralmente marginalizada e excluída do contexto de espaços de arte tradicional, ganharão vez e voz no Mac Feira.
    O evento contará com a exposição de esculturas e telas dos artistas Kbça Grafitti, Márcio Punk, Chacal, Gabriel Ferreira, Gugui Martinez e Don Guto; lançamento do livro Antologia Poética Cidade, do Coletivo Diabo A4; apresentação de Hip Hop e Street Dance com o Grupo H2F; oficinas de arte e a mostra de vídeos e palestras com grupo de pesquisa TRACEjando por Feira de Santana: pulsões expressivas (TRACE), do Departamento de Educação e Mestrado em Educação da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs).
    O coquetel de abertura do evento ocorrerá às 20h do dia 25 de setembro. O Museu de Arte Contemporânea Raimundo de Oliveira (Mac Feira), fica localizado à Rua Geminiano Costa, n° 255, no centro de Feira de Santana.

AUTORIA: Release FeirARTE



CAVALGADA FEMININA INTEGRA FEIRA E ANGUERA

4ª Cavalgada feminina

Publicado em: 27/08/2014 - 18:08:27

    Na Manhã de hoje (27) teve inicio a 4ª cavalgada feminina, que partiu da fazenda Boa Esperança em Anguera, com chegada na Fazenda Santa Rosa –Distrito de Ipuaçu cavalgada essa que integra os polos agropecuários da nossa região.
    Hoje à noite a cavalgada contará com os shows de Xoxó Thai, Mazinho Venturine, Sela Mineira, Oliveira dos Teclados, Forró com Mel e Pegada Sertaneja, artistas que cantam a vida do povo sertanejo. A cavalgada terá continuidade amanhã.

 

AUTORIA: Viva Feira



DOMINGO TEM A 15ª CAMINHADA DO FOLCLORE DE FEIRA DE SANTANA

Mais de 80 grupos de Feira de Santana e outras cidades baianas já estão inscritos para a Caminhada.

Publicado em: 20/08/2014 - 15:08:18

    A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), por meio do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca) realiza no próximo domingo (24) a 15ª Caminhada do Folclore. O evento tem como objetivo valorizar e preservar as manifestações culturais populares.
    O cortejo, com previsão de participação de quase 5 mil pessoas, sai às 8 horas, do Centro de Cultura Amélio Amorim, no  bairro Capuchinhos, e segue pela avenida Getúlio Vargas.
    O trajeto tem aproximadamente dois quilômetros. Mais de 80 grupos de Feira de Santana e outras cidades baianas já estão inscritos para a Caminhada com o propósito de divulgar a cultura de raiz. Eles vão apresentar capoeira regional e angola, quadrilha, literatura de cordel, samba de roda, bumba meu boi, afoxé, samba e reisado, entre outras linguagens.
    A Caminhada do Folclore de Feira de Santana está inserida no Guia de Bens Culturais do Brasil e marca também o encerramento das comemorações da Semana do Folclore.
    As Secretarias Municipais de Cultura, Esporte e Lazer, Educação e Transporte e Trânsito também apoiam o evento.
    Outras informações sobre o evento podem ser obtidas através dos telefones (75) 3221-9744 ou 3221-9766 ou da página do Cuca na internet www.uefs.br/cuca.

AUTORIA: ASCOM-UEFS



PANORAMA 2014

MAC comemora o dia do fotografo com exposições e muito mais.

Publicado em: 14/08/2014 - 10:08:27

    Em comemoração ao dia Mundial da Fotografia, o Mac Feira realiza desde 2007, a exposição coletiva Panorama. A mostra fotográfica deste ano, contará com a participação de vários artistas feirenses que se expressam através da linguagem fotográfica, dentre eles, José Arcanjo, Juraci Dórea, Maristela Ribeiro, George Lima, Mateus Oliveira, Heloisa França, Rafael Moreira, Marcelo Vinícius, Maiara Angels, Hortência Sant´Ana, Pedro Henrique.
    Dando prosseguimento a data comemorativa, nos dias que seguem a abertura do evento, ocorrerá também à exibição de um documentário sobre o polêmico fotógrafo checo Jan Saudek (26/08 às 19:30h)  e oficina sobre os elementos da linguagem fotográfica (28/08 às 19:30h), ministrada por Edson Machado.
    A abertura da Panorama 2014 ocorrerá as 20h do dia 21 de agosto no Museu de Arte Contemporânea Raimundo de Oliveira (Mac Feira), que fica localizado à Rua Geminiano Costa, n° 255, no centro de Feira de Santana.
 
 

AUTORIA: MAC-Feira



ARTES INTEGRADAS MARCAM A ABERTURA DO ENCONTRO DIA DA MULHER NEGRA DE FEIRA DE SANTANA.

As próximas etapas do Encontro acontecem nos dias 08 e 09 de agosto também no CUCA

Publicado em: 04/08/2014 - 16:08:23

    Em clima de confraternização, harmonia e festividade foi aberta a sexta edição do Encontro Dia da Mulher Negra de Feira de Santana, na noite de 1º de agosto no Foyer do Centro Universitário de Cultura e Arte (CUCA), onde aconteceu exposição fotográfica, lançamento de livro, e apresentações de música e dança.  O evento contou com um público diversificado entre espectadores, imprensa, agentes culturais, artistas entre outros.
    Os trabalhos foram abertos com a apresentação musical da cantora Chandra Santana que entoou canções emblemáticas, dentre elas “Marina” do cantor e compositor Gilberto Gil.
    Em seguida foi a vez do escritor Valter Passos falar um pouco do livro em lançamento intitulado ‘Perfume de Melanina’. Simultaneamente ao livro também está um DVD de mesmo título que segundo o escr
itor foi gravado com poemas por várias pessoas em diversas partes do país, o qual, o público também pôde adquirir.  Sobre o livro o escritor completou: “Eu escrevi esse livro em homenagem às ‘mulheres pretas’, porque é um livro que fala da melanina. Melanina é isso que está no nosso corpo: pele, cabelos, olhos, coração, intestino, pulmão, fígado e está na nossa alma. Melanina é doce. Doce como são as ‘mulheres pretas,’” elucidou Passos.
    Segundo o fotografo Marcus Socco que assina a exposição ‘Linda e Preta’ a ideia da produção fotográfica era uma coisa inconsciente. Ele diz que tinha arquivado muitas fotos de mulheres neg
ras tiradas em variadas situações do cotidiano, e quando decidiu organizar os registros adotando conceito, vertente e linha estética batizou de “Linda e Preta” por conta de uma canção de mesmo nome do compositor soteropolitano Jarbas Bittencourt. “Primeiro lugar eu quero fotografar isso a vida toda, enquanto eu gostar de fotografar, quero produzir conteúdo de imagem de mulher negra... Eu faço isso por uma necessidade minha e também por uma questão de posicionamento político, dentro desse aspecto da estética, a gente vê que existem outros padrões e outras pessoas tão bonitas como as convencionadas pela estética geral,” finalizou Socco.  https://www.youtube.com/watch?v=0stwkRP11Wo 
    A apresentação de dança ficou por conta da professora de dança e bailarina Carmen Silva, que dançou a música ‘É D’Oxum’ entoada em voz e violão, interpretada nessa oportunidade pela cantora Chandra Santana e cantada em coro junto com o público presente do inicio ao fim, o que marcou um momento emocionante.
    A abertu
ra do Dia da Mulher Negra contou ainda com as apresentações musicais de Gorete Figueredo, Gilsam, Dionorina e Paula Sanfer, que deram uma amostra do que vai acontecer nos datas do Encontro quando estarão no palco no Teatro do CUCA.
    As próximas etapas do Encontro acontecem nos dias 08 e 09 de agosto também no CUCA. Para o dia 08 de agosto, a partir das 08 horas, estão previstas as palestras: Saúde da Mulher com Ellen Alcântara Oliveira, A Mulher Negra na Política com Olívia Santana, A Mulher Negra na Arte com a atriz Lene Costa, Religião gênero e raça com Elizete Silva. Como também terá relatos de experiências com Vilma Soares e Lucidalva Assis, E ainda amostra de turbantes com Flávia Sacramento e amostra de penteados com Neide, Noélia e Tânia. 
     Para a noite de 08 de agosto, a partir das 19h30m, as apresentações musicais dos cantores: Gilsam, Rios Vibration, Beto Maravilha, Kleber Batata, Gil Salmo 40, Nilton Rasta e percussão, Tonho Dionorina, Jorge de Angélica, Jardeu (da Banda Folha Verde), e da cantora Chandra Santana. Como também a apresentação de dança da professora de dança e bailarina Sidinha Damasceno.
    No dia 09 de agosto a partir das 19h30m acontecerá a solenidade de encerramento que contempla um Show da cantora Paula Samper, intitulado “Trazendo o ID”.

 

AUTORIA: Fotos: Emerson Azevedo. Fonte: Pautart – Assessoria de Comunicação & Entretenimento.



VI ENCONTRO DA MULHER NEGRA DE FEIRA DE SANTANA, MARCA O MÊS DE AGOSTO NA BAHIA.

“Mulheres Negras Afro Caribenhas” será o tema este ano.

Publicado em: 01/08/2014 - 11:08:10

    Acontece o VI Encontro do Dia da Mulher Negra de Feira de Santana, reunindo: exposições fotográficas, palestras, lançamento de livro, amostra de turbantes e penteados e apresentações musicais e de dança, este ano trazendo o tema “Mulheres Negras Afro Caribenhas”. Os encontros estão marcados para os dias 01, 08 e 09 de agosto de 2014, no Centro Universitário de Cultura e Arte (CUCA), e terão entrada franca. A iniciativa é liderada e idealizada pela bailarina, professora de dança e ativista cultural Carmem Silva, a qual conta com a organização que fica a cargo do Grupo Olhares Negros de Feira de Santana como também apoio de empresas e entidades sensíveis ao movimento.
    Para o dia 01 de agosto, a partir das 19h30m, está reservada a solenidade de abertura, como também o lançamento do livro “Perfume de Melanina” do escritor Walter Passos, e a exposição “Linda e Preta” do fotografo Marcus Socco.
    Para o dia 08 de agosto, a partir das 08 horas, estão previstas as palestras: Saúde da Mulher com Ellen Alcântara Oliveira, A Mulher Negra na Política com Olívia Santana, A Mulher Negra na Arte com a atriz Lene Costa, Religião gênero e raça com Elizete Silva. Como também terá relatos de experiências com Vilma Soares e Lucidalva Assis, E ainda amostra de turbantes com Flávia Sacramento e amostra de penteados com Neide, Noélia e Tânia. 
    Para a noite de 08 de agosto, a partir das 19h30m, as apresentações musicais dos cantores: Gilsam, Rios Vibration, Beto Maravilha, Kleber Batata, Gil Salmo 40, Nilton Rasta e percussão, Tonho Dionorina, Jorge de Angélica, Jardeu (da Banda Folha Verde), e da cantora Chandra Santana. Como também a apresentação de dança da professora de dança e bailarina Sidinha Damasceno.
    No dia 09 de agosto a partir das 19h30m acontecerá a solenidade de encerramento que contempla um Show da cantora Paula Samper, intitulado “Trazendo o ID”.
    O Encontro visa manter viva a busca pela valorização e manutenção do espaço da Mulher Negra na sociedade de Feira de Santana, tanto quanto nas sociedades baiana e brasileira, visto que tem-se na Bahia a maior população de etnia negra do Brasil.
    Serviço:
    O que: VI Encontro da Mulher Negra de Feira de Santana.
    Datas: 01, 08 e 09 de Agosto de 2014.
    Local: Centro Universitário de Cultura e Arte – CUCA.
    Quanto: Entrada Franca.

 

AUTORIA: Fonte: Pautart – Assessoria de Comunicação, Entretenimento e Cultura.



MAC COMPLETA 18 ANOS ESSE MÊS, COM GRANDE EVENTO.

Aniversário do MAC será comemorado no dia 25 com muitas atrações culturais.

Publicado em: 16/07/2014 - 17:07:46

    Criado em 1967, pelo empresário Assis Chateaubriand, o Museu Regional de Feira de Santana foi instalado no prédio onde funcionava a administração e balança de animais da feira de gado – posterior Ginásio Municipal – e adaptado sob a orientação dos arquitetos Jader Tavares, Diocleciano Barreto, Fernando Frank e Oto Gomes. No final de 1995, a UEFS, que administra o Museu Regional, transferiu todo o acervo para o Centro Universitário de Cultura e Arte – CUCA. Consciente da importância histórica do edifício que durante quase trinta anos abrigou o Museu Regional, o Departamento de Cultura do Município dirigido na época por Juraci Dórea Falcão, na gestão do prefeito José Raimundo Pereira de Azevedo, desenvolveu um projeto visando a preservação do citado espaço para a área cultural, criando o Museu de Arte Contemporânea de Feira de Santana – Decreto 5.958, de 25 julho de 1996 – que através do Projeto de Lei 147/97, passou a denominar-se Museu de Arte Contemporânea Raimundo de Oliveira.
    O referido Museu foi concebido para ter seu campo de trabalho voltado essencialmente para a produção artística do nosso tempo. O MAC conta com um acervo referência de 58 obras dos mais representativos artistas plásticos baianos, a exemplo de: Calasans Neto, César Romero, Ruben Valentim, Juraci Dórea, Juarez Paraiso, Chico Liberato, Herivelton Figueredo, Gil Mário e Maristela Ribeiro. A proposta de trabalho do MAC não se limita a expor um acervo fixo, optando por uma linha museológica mais dinâmica, realizando exposições mensais das várias linguagens plásticas: pintura, escultura, gravura, desenho, fotografia e também promovendo palestras culturais, oficinas de arte, edições de livros, mostra de vídeos, evidenciando um MUSEU VIVO, um museu que identifica e expressa os complexos meandros do fazer artístico contemporâneo.
    E no dia 25 de julho (sexta-feira), a partir das 20 horas, a Fundação Egberto Costa e o Museu de Arte Contemporânea Raimundo Oliveira (MAC), comemoram o 18° aniversário do MAC Feira. A vasta programação artística e cultural que marcará a passagem da data inclui exposições com os artistas Ana Matos, que expõe telas que expressam a representação de corpos imersos em energias de força e sensualidade feminina, inspirados nas deusas: Deméter, Ártemis e Afrodite; Maria Dolores e Italo Oliveira, cujos trabalhos mesclam experimentação de imagens fotográficas e colagens; o lançamento do livro “Carona Pra Lugar Nenhum” do jovem autor Henrique Sampaio e a apresentação musical do grupo Chorinho Entre Amigos. O evento contará ainda com a mostra “Pictórica em Traços”, exposição coletiva onde artistas gráficos locais homenageiam os principais nomes das artes plásticas feirense, através de desenhos realísticos ou caricatos da figura e obra do homenageado. Importantes nomes do humor gráfico, quadrinhos e artes visuais de Feira de Santana, como Paulo Emanuel, Borega, Helcio Rogério, Daniel Ponciono, Don Guto, Gabriel Ferreira, Tâmara Lyra, Nila Ferreira e Marcos Franco participam da mostra.
 

AUTORIA: MAC-Feira



ACADEMIA DE EDUCAÇÃO HOMENAGEIA FERNANDO PINTO DE QUEIROZ


Publicado em: 15/07/2014 - 10:07:12

    No próximo dia 30 de julho, às 9 h, no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Feira de Santana, acontecerá mais uma sessão Pública da Academia de Educação, quando a Acadêmica Elza Santos Silva irá apresentar a vida e a obra do Dr. Fernando Pinto de Queiroz, patrono da cadeira número 22.
    Membro fundador da Academia, Dr. Fernando foi Titular da Cadeira número 10, com uma participação atuante, sendo o responsável pela elaboração dos regimentos institucionais.
    Fernando Pinto de Queiroz foi profissional de direito e professor, que serviu à sua comunidade, participando e liderando projetos que promoveram o desenvolvimento social e cultural desta cidade. Participou intensamente da luta pela educação superior em Feira de Santana, atuando desde 1961 até a concretização do seu sonho, com o Decreto do Governador Luiz Viana Filho autorizando a criação da Universidade Estadual de Feira de Santana em 1970. Foi membro do Conselho Diretor da UEFS desde 1970 até 1976, elaborando os instrumentos normativos daquela instituição, onde atuou como Professor Titular da disciplina Direito Administrativo até 1991, quando se aposentou.
    Certamente a Professora Elza, não poupará esforços para homenagear o imortal Fernando Pinto de Queiroz. A sessão é aberta ao público e a Presidente da Academia, Profa. Anaci Paim receberá os familiares, amigos, profissionais do direito, da educação e admiradores do homenageado.



AUTORIA: Academia de Educação de Feira de Santana - Ba



Mais Notícias

    Em clima de confraternização, harmonia e festividade foi aberta ...

    Acontece o VI Encontro do Dia da Mulher Negra de Feira de Santana, reunindo: e...

    Criado em 1967, pelo empresário Assis Chateaubriand, o Museu Regional d...

    No próximo dia 30 de julho, às 9 h, no auditório da Assoc...

    Nesta Sexta (11) e sábado (12), acontecerá a abertura do projeto...

    O arraial do rock, evento que acontece em várias cidades brasileiras se...

    Um grupo de 17 crianças da creche escola Primeiros Passos, esteve em vi...

    Som perfeitamente ajustado, músicos ensaiados, afiados e bem entrosados...

    A TVE Bahia, órgão de comunicação vinculado ao Ins...

    Acontece hoje (16) o lançamento do livro de poesias “Impress&otil...


Página 1 de 5

 

Apoio Cultural:


New Page 1

 

© 2009-2013 Viva Feira - Todos os direitos reservados