menu
-Agenda Cultural
-Restaurantes
-Teatros
-Museus
-Comentários
-Fale conosco
-Política de Privacidade
-Utilidade Pública
-Links Feirense
-Artes Cênicas
-Artes Visuais
-Artesanato
-Bandas
-Literatura
-Músicos
ENTRETENIMENTO
-Cinema
-Arquivo de Eventos
-Festival Vozes da Terra
-Festival Gospel 2010
-Natal na Praça 2010
-Micareta 2011
-Últimos Eventos
-Radio Viva Feira
-TV Viva Feira
-Videos Viva Feira
COLUNISTAS
-Beto Souza
-Cezar Ubaldo
-Clarissa Macedo
-Elsimar Pondé
-Emanoel Freitas
-Hugo Navarro
-Luís Pimentel
-Raymundo Luiz Lopes
-Sandro Penelú
-Silvério Duque
 
 
 
LANÇAMENTO DE “REGISTRO CIVIL” EM FEIRA DE SANTANA

Álbum com desenhos de LUIZ HUMBERTO CARVALHO e textos de CLAUDIUS PORTUGAL é lançado em Feira

Publicado em: 26/11/2014 - 01:11:55

    Dia 27 de novembro, quinta-feira, das 19 às 22 horas, em Feira de Santana, no Atmosfera Mall, rua São Domingos, 588 Santa Mônica, estará sendo lançado o álbum  “REGISTRO CIVIL” na série COMPARSAS, publicação da editora P55, com edição limitada, numerados e assinados pelos autores, reunindo desenhos de Luiz Humberto Carvalho e textos de Claudius Portugal. Também quando do lançamento será aberta uma exposição dos desenhos, com dezoito originais apresentados no livro.
    A série COMPARSAS tem como objetivo principal reunir imagens das artes visuais às palavras de textos literários, colocando lado a lado, um autor de cada segmento, não como ilustração, e sim um trabalho conjunto, de cumplicidade, tendo sido inaugurada em janeiro de 2011 com três álbuns. “Em teu nome”, desenhos de Bel Borba; “Fluxo”, pinturas de Sérgio Rabinovitz, “Só danço samba”, fotografias de Valéria Simões, prosseguindo em 2012 com “Paredes planas” fotografias de Andréa Fiamenghi, todos com textos deClaudius Portugal.     

OS AUTORES
    Claudius Portugal é baiano de Salvador (1951). Publicou: “Carta à família”, “Em mãos,” “Olho de gato”, “Notas bandalhas”, “WXYZ”, “Negro azul,” “Duende”, “Águas”, “Texto táctil” e e, 2014, Um lugar outros. É autor de livros sobre artes visuais: “Outras cores – 27 artistas da Bahia, reportagens plásticas”, “Sérgio Rabinovitz, a poesia da cor”, “Pinturas recentes de Sante Scaldaferri”, “Murilo, a cor desta cidade”, Juarez Paraiso, um mestre da arte na Bahia”. Em teatro teve encenado: “Quincas Berro d’Água”, “Pelo telefone,” “Cara amiga Sarah H.”, “Não vamos falar nisso agora”, “Poesia é coisa de mulher”, “Noite na taverna”. Escreveu a rádio-novela “O caso da menina morta”. Atualmente dirige e apresenta os programas Atelier e Assembleia Literatura para o Canal Assembleia/Bahia e é consultor da Paulo Darzé Galeria de Arte.
    Luiz Humberto Carvalho nasceu em Feira de Santana-Bahia, 1950. Formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Bahia em 1974. Suas esculturas e desenhos são criados a partir de materiais normalmente destinados à arquitetura, recursos de computação gráfica, modernos meios mecânicos de execução, plotters, máquinas de corte à laser, entre outros. Ao interagir plenamente com outros elementos da prática arquitetônica atual, a criação de esculturas, relevos e desenhos gráficos é essencial ao processo de concepção de vários produtos utilitários. Sua obra é caracterizada, em grande parte, por temas folclóricos, bíblicos, e por formas gráficas originais, associadas a uma técnica moderna. Seu estilo único já se tornou uma marca própria, facilmente reconhecível em objetos e estruturas de design arrojado, ou em construções modernas, erguidas em Feira de Santana, Salvador, e em várias cidades brasileiras, como o ‘Monumento à heroína Maria Quitéria’, localizado em Feira de Santana – um trabalho em parceria com Juracy Dórea.

A EDITORA
    A P55 editora publica a série Cartas Bahianas, já tendo lançado 42 títulos, tendo ainda no catálogo a produção outras séries, a “Coleção A/C Brasil”, coordenada por Aninha Franco. Além das séries, edita títulos diversificados, abrangendo desde as artes plásticas, passando pela poesia e prosa, edições no segmento da saúde e da culinária; da literatura infantil; da cultura baiana e livros de fotos. A P55 comercializa todos os seus livros, além da rede de livrarias, pelo site www.p55.com.br

AUTORIA: Release Celi Gomes



CECÍLIA DE FÁTIMA BOAVENTURA DE MACEDO LANÇA LIVRO NO CUCA

Seguindo uma rotina de oferecer sempre o que há de mais importante na cultura da cidade o CUCA realiza lançamento de livro nesta terça-feira

Publicado em: 24/11/2014 - 17:11:18

    Estará sendo lançado nesta terça-feira, 25 de novembro, no Centro Universitário de Cultura e Arte – CUCA, às 20h00, o livro "Representações sociais de alunos do ensino médio sobre cidadania - Os Enlaces na Conquista dos Direitos" de autoria de Cecília de Fátima Boaventura de Macedo, uma contribuição importante na análise do comportamento do jovem nos dias de hoje na condição de cidadão que já opina e interfere no seu meio social.
    As atividades desenvolvidas, recentemente pelo CUCA, nas terças-feiras tem tido, em geral, um caráter mais cultural e voltado para a divulgação de trabalhos de altíssima qualidade, como é o caso do lançamento que teremos no dia 25. Uma leitura fundamental, não apenas para educadores profissionais, mas, e certamente principalmente, para os pais, que em tempos de poucas convivências com seus filhos necessitam de mais dados para melhorarem os relacionamentos e facilitar a orientação dos indivíduos no meio social.

AUTORIA: Viva Feira



EME PORTUGAL POR JOSÉ BRANDÃO

Reconstruindo uma época dourada de Feira de Santana, o escritor feirense José Francisco Brandão de Freitas apresenta as novas gerações o Cronista Social, Eme Portugal

Publicado em: 13/11/2014 - 03:11:02

    Brandão como é mais conhecido pelos amigos mais chegados, ausentou-se de Feira de Santana, por volta de 1973 para construir uma carreira vitoriosa no ramo de hotelaria na capital cultural do Brasil (Rio de Janeiro), sem, no entanto, nunca ter desvinculado seu coração de sua terra natal.
    Após realizar seu sonho de vencer em uma cidade como o Rio de Janeiro, e ter se aposentado, retornou a Feira para rever amigos e parentes, e aqui mergulhou em um profundo sentimento de saudades dos tempos vividos em sua infância e adolescência, o que gerou seu primeiro trabalho de resgate de memórias, "Reminiscências de Feira de Santana", que teve grande sucesso na cidade proporcionando a vinda de muitos feirenses residentes em outros cantões para acompanhar o lançamento festivo do livro promovido pela Fundação Sr. dos Passos, uma das instituições mais importantes neste momento no resgate da nossa memória.
    Brandão iniciou um trabalho que como podemos observar, certamente não vai parar no segundo livro, muitas histórias, mitos e resenhas serão remexidos e rememorados, a cidade quer isso, e Brandão tem a disposição de buscar essas imagens e lembranças, para ajudar no resgate da história de um povo orgulhoso de suas virtudes e de seu passado guerreiro, que construiu ao longo destes anos a maior cidade de interior do nordeste.
    Nesta sexta-feira (14-11-2014), José Francisco Brandão de Freitas estará lançando seu segundo livro, que como primeiro fará sucesso e marcará presença no resgate da memória da história recente de Feira de Santana, com apoio da Fundação Sr. dos Passos, no Casarão Fróes da Mota, em noite festiva, onde famílias tradicionais feirenses se encontrarão para confraternizarem e, além de prestigiarem o escritor, rememorarem momentos agradáveis do nosso passado.
    É imperdível para feirenses que amam esta terra. Dia 14 de novembro, às 19h30m, no Casarão Fróes da Mota.

AUTORIA: Viva Feira



LANÇAMENTO DO NATAL ENCANTADO!

Esta é a 2° edição do Natal Encantado...

Publicado em: 05/11/2014 - 11:11:32

         Convidamos a comunidade para o lançamento do projeto que sempre transforma  e  encanta Feira de Santana. O Natal Encantado é um projeto promovido pela  Prefeitura Municipal da cidade através da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, será lançado, nesta quarta-feira, às 19h, no Casarão Froes da Mota da Fundação Senhor dos Passos, tendo como atrações o grupo musical Chorinho Entre Amigos e o Coral da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).
Neste ano de 2014, o Natal Encantado será encerrado com um show apoteótico do maestro Artur Moreira Lima, conceituado concertista internacional.
Às 15h, terá a entrevista coletiva na Sala de Imprensa Arnold Silva, do Centro de Atendimento ao Feirense (Ceaf), quando será apresentada toda a programação do Natal Encantado 2014. A entrevista será concedida pelo secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Jailton Batista.

AUTORIA: Viva Feira a partir de Informações da Secom



COMEMORAÇÃO NACIONAL DO DIA NACIONAL DA CULTURA

Abertura do Dia Nacional Da Cultura, Nesta terça, dia 04.

Publicado em: 04/11/2014 - 11:11:46

Pela primeira vez o Dia Nacional da Cultura vai ser comemorado em Feira de Santana. O evento será realizado pela Fundação Municipal de Tecnologia da Informação, Telecomunicação e Cultura Egberto Costa (FUNTTITEC), juntamente com as academias de Letras e Artes de Feira de Santana, Feirense de Letras e o Instituto Histórico e Geográfico de Feira de Santana. 
A solenidade de abertura do Dia Nacional da Cultura acontece nesta terça-feira, 4 de novembro, às 19h, no Casarão Fróes da Mota e terá a participação da Orquestra de Câmara do Seminário de Música de Feira de Santana e o palestrante Sandro Magalhães, que é superintendente de Desenvolvimento Territorial da Cultura (SUDECULT) – Secretaria de Cultura do Estado. O tema da palestra será: “A Importância da Cultura no Desenvolvimento Local”. 
 
PROGRAMAÇÃO
No dia 5, as 15h, no auditório da Fundação Senhor dos Passos, nas Baraúnas, será apresentada a peça: "A Cidade da Rua Direita", com a participação das Escola Municipais Elisabeth Johnson e Antônio Eloy. No mesmo dia, as 21h, será exibido o filme: "Grito da Terra", do cineasta feirense, Eloi São Paulo. A exibição acontece no planetário do Museu Parque do Saber e participam dessa projeção os alunos da Escola Estadual João Durval Carneiro.
Coelhou informou que após a palestra serão entregues certificados extracurricular com carga horária de 8 horas para os alunos universitários. “Portanto, quero convidar toda a sociedade feirense, os representantes culturais e os estudantes da redes municipal e estadual, além dos universitários a participarem desse evento”, finalizou

AUTORIA: Release Secom



SEMANA NACIONAL DO LIVRO

Bibliotecas da Uefs oferecem atividades buscando o incentivo a leitura na semana do livro

Publicado em: 26/10/2014 - 18:10:58

    Com o intuito de destacar a importância da biblioteca e do livro para a comunidade acadêmica e incentivar, cada vez mais, o hábito da leitura, o Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade Estadual de Feira de Santana-BA, através da Biblioteca Central Julieta Carteado, promoverá a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca que ocorrerá no período de 27 a 30 de outubro de 2014.
    Na programação, está prevista homenagem aos escritores: João Ubaldo Ribeiro, Ariano Suassuna,  Rubem Alves, Gabriel García Marquez e Dorival Caymmi.
    Serão realizados vários cursos para a comunidade de um modo geral, informações na Biblioteca Central da UEFS

AUTORIA: Release Bibliotaca Central da Uefs



PARADA DA LEITURA

Um projeto que merece atenção, apoio e participação da comunidade feirense

Publicado em: 22/10/2014 - 08:10:57

    A Biblioteca Central Julieta Carteado (BCJC) atravessa os muros e leva a leitura onde os usuários estão.
    Com esse propósito criamos o Projeto Parada da Leitura, uma ação que incentiva a leitura, criando novos espaços de interação entre o leitor e o livro dentro do campus da UEFS.
    Os usuários poderão: ler, levar para casa, devolver e também doar outros livros para compor o acervo.
    O material estará distribuído nos pontos de ônibus da UEFS, promovendo assim a circulação de livros e uma prática maior da leitura livre.
    Para tanto, a BCJC precisa da colaboração de toda a comunidade na formação do acervo para o projeto, através da doação de livros de literatura (contos, romances, poesias, etc).
    Doações podem ser feitas na BCJC.

Maiores informações entre em contato:
Tel: (75) 3161-8004 ou (75) 3161-8272
E-mail: bcuefs@uefs.br

FAÇA PARTE DESSE PROJETO!
SEJA UM COLABORADOR DO PARADA DA LEITURA!

AUTORIA: Release Bibliotaca Central da Uefs



BRINCADEIRA DE ARTESÃOS NO MUSEU CASA DO SERTÃO

A nova exposição do Museu Casa Sertão proporciona uma verdadeira viagem ao artesanato popular do interior do nordeste

Publicado em: 10/10/2014 - 05:10:32

    Segundo Câmara Cascudo (1969), os brinquedos artesanais são "documentos expressivos da arte popular". É grande a variedade destes brinquedos, que vai desde os carrinhos de madeira ou de lata, bonecas de pano, avião, pião, badogue, pipa, peteca e outros.
    Ao confeccionar um brinquedo, os artesãos ajudam a construir um mundo de fantasia, de encantamento e de sonhos, em que a realidade é compreendida e transformada no faz-de-conta.  Estes brinquedos são ricos em sentidos para os artesãos, pois estão ligados à infância de cada um deles. Dessa maneira, o artífice tem a possibilidade de associar o prazer ao trabalho, pois o ato de transformar diferentes materiais em objetos lúdicos se torna uma prática divertida, ou seja, a criação já faz parte da brincadeira.
    Através da riqueza e da simplicidade da expressão manual, os artesãos tem a possibilidade de gerar renda, além do prazer de relembrar a infância. Com esta finalidade, o Museu Casa do Sertão realiza a exposição Brincadeira de Artesãos que reúne bonecas de pano, carros de lata, miniaturas em madeira, miniaturas de casas típicas sertanejas e pipas, de seis artífices, sendo três integrantes da Associação de Artesãos do município de Santo Estevão e três da cidade de Feira de Santana.

Sobre os artesãos:

Nome: Seu Pepeou (aposentado)
Cidade: Feira de Santana
Arte: Pipas e arraias

Nome: Seu Miro
Comercializa suas peças na feira livre da cidade para complementar a renda familiar, praticando o que fazia quando criança.
Cidade: Feira de Santana
Arte: Carros de lata

Nome: Anália de Jesus Carvalho
Cidade: Feira de Santana
Arte: Bonecas e miniaturas em madeira
Como iniciou: Desde os oito anos produzia suas próprias bonecas. Após trabalhar quinze anos na indústria resolver dedicar-se ao artesanato, que além de ser fonte de renda, representa prazer e diversão. Para ela, suas peças são como objetos vivos que transmite alegria.

Nome: Luciene Assis
Cidade: Santo Estevão
Arte: Confecção de bonecas de pano
Como iniciou: Comecei fazendo artesanato na infância com o crochê, como não tinha agulha, fazia com espinho de mandacaru e fios retirados de sacos de nylon. Em relação às bonecas, quando criança, não tive acesso a brinquedos comprados, pois por ser adotiva eu não ganhava bonecas, daí eu mesma resolvi fazer minhas bonecas e, de lá para cá não parei mais.

Nome: Ivanildo
Cidade: Santo Estevão
Arte: Artesanato em madeira
Como iniciou: Começou a fazer artesanato em 2002, a partir da percepção de que os produtos que via nas feiras eram todos parecidos. Daí, como já tinha habilidade para trabalhar com madeira então começou a criar peças diferenciadas, como móveis em miniatura, casas de boneca, brinquedos educativos, peças ornamentais dentre outros. Já expôs em feiras em Santo Estevão, Salvador nas feiras do Instituto Visconde de Mauá de Artesanato e na Feira Nacional de Artesanato em Belo Horizonte.

Nome: Rosa Maria
Cidade: Santo Estevão
Arte: Confecção de bonecas de pano
Como iniciou: Sempre gostou de desafios e buscou isso nas bonecas de panos. O artesanato representa hoje a maior parte do sustento da família, e faço estes trabalhos de forma tão prazerosa que não consigo me imaginar fora deste contexto.

Esses artesãos participam da associação dos artesãos de Santo Estevão, grupo formado há um ano e meio, que trabalham com técnicas diferenciadas, que vai do crochê aos bordados mais tradicionais como a bainha aberta e o crivo e um artesão que trabalha com madeira. O grupo mantém exposição e comercialização permanente de artesanato, na Vila Cultural, no Centro Cultural Temístocles Pires de Cerqueira, na Praça 07 de Setembro em Santo Estevão – BA.

Serviços:                                                                                                                      
Local: Museu Casa do Sertão Campus Universitário – Avenida Transnordestina, s/n, Novo Horizonte. Feira de Santana. 
Período: 07 de outubro a 07 de novembro de 2014. 
Horário de visitação: Segunda a sexta das 08:15 às 11:30 e das 14:15 às 17:30
Contato para agendamento: (75) 3161-8751/ 3161-8752/ 3161-8754
E-mail: museucasadosertao@gmail.com e agendamentomuseucasadosertao@gmail.com

AUTORIA: Relaese do Museu Casa do Sertão



FESTIVAL DE DANÇA - ESTÃO ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA O PALCO DANÇA DIFUSÃO DO BAILARES


Publicado em: 03/10/2014 - 11:10:01

Até o dia 06 de outubro, próxima segunda-feira, estão abertas as inscrições para o Palco Dança Difusão, um espaço fomentador da arte da dança e da valorização e divulgação dos talentos da nossa terra.
O Palco Dança Difusão faz parte da programação do Bailares - Festival de Dança promovido pela Trupe Mandhala, grupo de Dança Étnica Contemporânea daqui de Feira de Santana, que atua com a arte da dança e principalmente com a valorização desta arte e de seus bailarinos, há 5 anos.
Podem ser inscritos para o Palco, trabalhos em solo, duo, trios ou grupos de qualquer modalidade de dança. Os interessados devem acessar o site http://bailaresfsa.blogspot.com.br, em seguida clicar na aba Inscrições e procurar o item Palco Dança Difusão. Ao clicar nele abrirá uma nova página com a ficha de inscrição que deve ser inteiramente preenchida.
É necessário enviar o link do vídeo do trabalho que o bailarino está inscrevendo, pois ele será fundamental para a seleção que está sendo feita. Esta seleção é obrigatória, devido à limitação de vagas para o tempo disponível. Os critérios de avaliação  para esses trabalhos serão: criatividade, técnica e originalidade.
Além do Palco Dança Difusão, a programação do Festival contará também com o Bailares Show, Palestras, Espetáculos, e 12 Workshops com  estilos variados de dança.Tudo gratuito.


INSCRIÇÔES PARA O PALCO DANÇA DIFUSÃO
BAILRES FESTIVAL DE DANLA 2014

* Quantidade de vagas: 15 vagas
* Período de inscrição: 29/09 a 06/10
* Resultado da seleção: 10/10 

* Data da apresentação: 18/10 a partir das 16h no Teatro do CUCA - Centro Universitário de Cultura e Arte.

Para conhecer a programação completa, acesse o site aqui


AUTORIA: Release Bailares



Mais Notícias

    Com o intuito de destacar a importância da biblioteca e do livro para a ...

    A Biblioteca Central Julieta Carteado (BCJC) atravessa os muros e leva a leitu...

    Segundo Câmara Cascudo (1969), os brinquedos artesanais são "...

Até o dia 06 de outubro, próxima segunda-feira, estão abertas as inscri&cce...

    Depois da bem sucedida edição inaugural do Encontro de Graffiti ...

    Professora Eli Oliveira, esposa de Dr. Erval Oliveira (Médico Pediatra ...

    A ativa e dinâmica Academia de Letras e Artes de Feira de Santana divulg...

    O Museu de Arte Contemporânea Raimundo de Oliveira (Mac Feira) integrand...

    Na Manhã de hoje (27) teve inicio a 4ª cavalgada feminina, que par...

    A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), por meio do Centro Univers...


Página 1 de 6

 

Apoio Cultural:


New Page 1

 

© 2009-2013 Viva Feira - Todos os direitos reservados