menu
-Agenda Cultural
-Restaurantes
-Teatros
-Museus
-Comentários
-Fale conosco
-Política de Privacidade
-Utilidade Pública
-Links Feirense
-Artes Cênicas
-Artes Visuais
-Artesanato
-Bandas
-Literatura
-Músicos
ENTRETENIMENTO
-Cinema
-Arquivo de Eventos
-Festival Vozes da Terra
-Festival Gospel 2010
-Natal na Praça 2010
-Micareta 2011
-Últimos Eventos
-Radio Viva Feira
-TV Viva Feira
-Videos Viva Feira
COLUNISTAS
-Beto Souza
-Cezar Ubaldo
-Clarissa Macedo
-Elsimar Pondé
-Emanoel Freitas
-Hugo Navarro
-Jose Francisco Brandão
-Luís Pimentel
-Raymundo Luiz Lopes
-Sandro Penelú
 
 
 
EMBASA INAUGURA NOVO POSTO DE ATENDIMENTO

Visando um melhor atendimento, novo local de prestação de serviços é disponibilizado pela Embasa aos cidadãos de Feira de Santana

Publicado em: 20/01/2015 - 19:01:49

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento - Embasa vai inaugurar no próximo dia 21/01, às 10h, sua nova Loja de Atendimento em Feira de Santana, que vai funcionar na Rua Monsenhor Moisés do Couto, nº 1.244, no Campo Limpo. Com investimentos da ordem de R$ 155 mil, feitos com recursos próprios, a nova loja da Embasa ocupa uma área de 326 m² e terá capacidade para realizar até 600 atendimentos por dia.
Além de estar localizado em uma rua de grande fluxo de veículos e pessoas, a Embasa optou por implantar o novo posto de atendimento em um dos principais vetores de crescimento populacional da cidade – a Região Norte. A nova loja vai beneficiar mais de 240 mil usuários, especialmente os moradores dos bairros Campo Limpo, Cidade Nova, Parque Ipê, Papagaio, Gabriela, Pampalona, George Américo, Feira VI, Asa Branca, Pedra Ferrada, Sítio Novo, Campo do Gado, Novo Horizonte, Morada das Árvores, Sobradinho, Centenário e Milton Gomes.
“O objetivo é proporcionar melhores condições de atendimento aos clientes de Feira de Santana e região, ampliando a opções para os usuários recorrem aos serviços da Embasa”, o gerente regional da empresa, Raimundo Bezerra Neto também informa que No local da inauguração, os clientes poderão solicitar ligação de água e de esgoto, 2ª via de conta, renegociar débitos, inscrever-se na tarifa social, além de fazer reclamações, elogios e sugestões.
O ato de inauguração contará com a presença do presidente da empresa, Abelardo de Oliveira Filho, de autoridades municipais e estaduais, lideranças comunitárias e usuários dos serviços da Embasa. 
Melhoria no atendimento ao público – Além do investimento na abertura da nova loja do Campo Limpo, a Embasa está reformando a antiga loja, que funciona no Centro da cidade.  A obra no imóvel, localizado na Rua Desembargador Felinto Bastos, nº 136, próximo à Estação de Transbordo Central, vai modernizar a estrutura de atendimento à população, com um melhor aproveitamento do espaço físico, novo mobiliário e layout interno.
Com a inauguração da nova loja, os usuários da Embasa passam a contar com três locais para atendimento presencial em Feira de Santana, incluindo o Posto Avançado na Rua Honorato Bonfim, nº 330 A, próximo ao Procon, além da Unidade Móvel que também foi recentemente reformada.

AUTORIA: Ascom/Embasa



FEIRENSE PARTICIPA DA “COLETÂNEA POÉTICA POE´VERA”

Uilma de Andrade representou Feira de Santana em evento cultural em Salvador

Publicado em: 17/01/2015 - 18:01:43

    Aconteceu na ultima sexta-feira (16/01/2015), às 18h, no Palacete das Artes Rodin-Bahia, o lançamento da Coletânea Poética Poe´Vera. Nesse evento ocorreram várias apresentações musicais e recitais de poesias do grupo Poe´Vera , quando aconteceram performances de: Ana Cordeiro, Dilton de Jesus e Vaneide Luz.
    O livro foi organizado pela poetisa e coordenadora do curso de jornalismo da Estácio FIB, Antoniella Devanier, que contou com a participação de 16 poetas, dentre eles, Chris Dinigre, Leu Pimenta, Marcia Barros, Kátia Franco, Janaína Costa, Marilvia Claudino, Milena Moreira, Rosa Marinho, Teresa Rodrigues, Valter Junior, Vaneide Luz e Uilma de Andrade.
    A apresentação do livro foi de Jane Ribeiro, poetisa de 90 anos, que participou de saraus e é uma grande ativista cultural da Bahia, e o prefácio foi de Heloisa Lima, responsável pelo espaço Atelier da Alma, localizado na Pituba em Salvador.
    De acordo com Antoniella, a intenção foi concretizar em uma obra as poesias do movimento poético denominado Poe´Vera, com o objetivo reunir as pessoas em prol da arte, do amor, da espiritualidade, da leveza, da coragem e da poesia”,  em um evento que cada músico e poeta pode expressar as suas obras e defender o seus pontos de vistas.
    O evento obteve excelentes resultados, que comprovamos com a repercussão entre os participantes, que demonstraram uma forte ligação com a poesia, e pretendem a realização de outros dessa mesma qualidade.

AUTORIA: Viva Feira



ÚNICA COMPANHIA DE DANÇA FOLCLÓRICA PROFISSIONAL DO PAÍS HOJE NA MATRIZ

O Balé Folclórico da Bahia (BFB), única companhia de dança folclórica profissional do país, é a atração desta segunda-feira, 22, na Praça Monsenhor Renato Galvão - Praça da Matriz, dentro da programação do Natal Encantado 2014. A apresentação está prevista para às 19h, no palco principal.

Publicado em: 21/12/2014 - 19:12:42

    Antes, às 18h, o público que chegar mais cedo ao local poderá conferir a apresentação da Camerata Acadêmica, de Salvador, no interior do templo da Catedral Metropolitana de Senhora Santana.
    SOBRE O BALÉ FOLCLÓRICO DA BAHIA
    O grupo foi criado em 1988 por Walson Botelho e Ninho Reis e apresenta, desde então, um significativo currículo de atividades, especialmente os prêmios e turnês nacionais e internacionais, além de um considerável prestígio refletido na resposta do público e da crítica especializada.
    O natural aprimoramento técnico-interpretativo de seus profissionais, deve-se ao fato de a Bahia ser a região do Brasil onde podemos encontrar as manifestações populares no dia-a-dia do seu povo e é por esta razão que o BFB escolheu tais manifestações como tópico de suas pesquisas, demonstrando-as através da dança, música e outros aspectos que compõem o espetáculo, tornando-se, assim, a fonte asseguradora da autenticidade das coreografias apresentadas.
    Funcionando em regime integral de seis horas de trabalho por dia, os 38 integrantes da companhia – entre dançarinos, músicos e cantores – recebem as mais variadas orientações em técnica de dança, música e teatro. Sob a direção artística de José Carlos Santos (Zebrinha) desde 1993, a companhia atingiu um nível técnico que vem sendo alvo de atenção dos mais exigentes profissionais e críticos da área de dança, valendo, até mesmo, um prêmio pelo desempenho de seu elenco durante o ano de 1996: o "Prêmio Mambembão", oferecido pelo Ministério da Cultura, como a melhor preparação técnica de elenco no país, naquele ano.
    Com o objetivo de preservar e divulgar, no mais puro estado, as principais manifestações folclóricas da Bahia, o BFB desenvolveu uma linguagem cênica que parte basicamente dos aspectos populares da cultura baiana atingindo a contemporaneidade do mundo atual, sem, contudo perder suas raízes, não se distanciando, assim, da realidade nacional.

AUTORIA: Release Secom



ESPETÁCULO DA EARTE LOTA TEATRO

Uma das mais tradicionais academias de dança da cidade, a Earte faz sua apresentação de final de ano com o sucesso de sempre

Publicado em: 15/12/2014 - 10:12:03

    A Earte é sem dúvida uma das academias pioneira no incentivo do crescimento da dança em Feira de Santana. Criada por Ângela Oliveira, que após se preparar, inclusive, com cursos no exterior, voltou para sua cidade Natal, e por paixão a dança e amor a sua terra, criou esta instituição que vem contribuindo de forma definitiva com o crescimento da arte da dança em Feira. Apesar da morte prematura de sua criadora em um acidente, a Earte continuou pelo esforço e aplicação de seus parentes. Hoje administrada por Luiz Augusto Oliveira (irmão de Ângela) e liderado por Manuela Oliveira (sobrinha de Ângela e filha de Luiz), que conta com uma equipe de profissionais da mais alta qualidade, auxiliando a construção, de forma substancial, da cultura e a arte da dança em nossa cidade.
    Como acontece costumeiramente em todo final de ano, a Earte realiza uma apresentação pública. Um espetáculo, que exibi o desenvolvimento dos trabalhos durante o ano que esta findando, e neste 2014 aconteceu na noite de sexta-feira (12), a estréia do espetáculo High School Musical 3, e no sábado (13) entre às 14h, e às 20h, o espetáculo Barbie Sapatilhas Mágicas, dentro do mesmo pro
jeto, e que como sempre teve o teatro lotado com o público vibrando a todo tempo durante as apresentações das coreografias elaboradas pelos profissionais da instituição, a saber: Bruno Ramos, Wiliane, Manuella Oliveira, Elisa Medeiros e Adauto Silva.
    O High School apresentou um show de dança de tirar o fôlego, com a energia de jovens em busca de novos horizontes, o espetáculo muito animado envolveu a platéia, que teve a oportunidade de ver pela primeira vez um cenário com telão interativo, dando mais dinamismo e beleza ao Centro de Cultura Amélio Amorim.
    Na próxima sexta-feira (16-12) a partir das 19h00, a Earte apresentará o espetáculo High School, no Espaço Cultural Marcus Moraes, mais uma oportunidade para quem não assistiu apreciar o talento de nossos jovens dançarinos preparados e burilados pelos excelentes profissionais desta importante instituição.

AUTORIA: Viva Feira



PHANTASIAS NO MAC

MAC encerra o ano com exposição de dois dos mais importantes artistas plásticos de Feira de Santana

Publicado em: 02/12/2014 - 12:12:15

    O Museu de Arte Contemporânea, encerrando suas atividades expositivas do ano de 2014, apresenta no dia 04 de dezembro, às 20h, mostra de artes visuais Phantasias que reúnem os artistas Antonio Brasileiro e Juraci Dórea. A exposição de Brasileiro consiste em vinte telas de diversos tamanhos e Juraci, telas e instalações. Junto às exposições, teremos os lançamentos dos livros de poesia inéditos Longes terras e O livro das phantasias de Brasileiro e Juraci respectivamente, pelas edições MAC, que publica frequentemente escritores feirenses.
    O livro das phantasias é o sexto livro de Juraci que reúne 42 poemas de diferentes décadas (70, 80 e 90) todos intitulados phantasia; “os azulejos sabem/que o silêncio vem de longe/que todo silêncio vem de longe/ como os crisântemos e as borboletas”. (Phantasia 13)
    O livro Longes terras marca o retorno do poeta Antonio Brasileiro com o lançamento de livros inéditos, com 64 poemas que foram escritos entre 2005 e 2013; “Não nos iludamos: Tudo é só real./O sim, velhos panos./O erro, plural./Que a vida é passagem/(sabemos) somente./É tudo real/Criação da mente”. (Poema)
    Antonio Brasileiro é pintor, poeta baiano, professor e membro da Academia Baiana de Letras. Possui mais de vinte títulos de poesia publicados. Nasceu em Matas do Orobó, interior da Bahia e reside em feira de Santana desde as obras publicadas, destacando-se entre eles: Caronte (romance, 1995), Antologia poética (1996), Da inutilidade da poesia (ensaio, 2002), Poemas reunidos (2005) e Dedal de areia (poesia). Recentemente lançou o livro Desta Varanda, pelo selo cartas baianas, além de ser o idealizador da revista baiana de literatura Hera.
    Juraci Dórea, poeta e artista visual. Nasceu em Feira de Santana, Bahia. Publicou os livros Umquasepoema para Edwirges (poesia), 1976, Eurico Alves, poeta baiano(ensaio), 1979; Poema de Feira de Santana ( poesia), 2012
    O evento terá a intervenção de atores e poetas declamando poesias, além da exibição de vídeos Arte produzidos pelos artistas pelos artistas pelos artistas George Lima e Caetano Dias.

ATIVIDADE:
Exposição Phantasias
Data: 04/12/2014
Horário: 20h
Local: Museu de Arte Contemporânea Raimundo de Oliveira
Rua Geminiano Costa, 255, Centro - Feira de Santana -BA
Maiores informações: (75) 3223-7033 - macfeira@gmail.com
Entrada Franca

AUTORIA: Release do MAC



LANÇAMENTO DE “REGISTRO CIVIL” EM FEIRA DE SANTANA

Álbum com desenhos de LUIZ HUMBERTO CARVALHO e textos de CLAUDIUS PORTUGAL é lançado em Feira

Publicado em: 26/11/2014 - 01:11:55

    Dia 27 de novembro, quinta-feira, das 19 às 22 horas, em Feira de Santana, no Atmosfera Mall, rua São Domingos, 588 Santa Mônica, estará sendo lançado o álbum  “REGISTRO CIVIL” na série COMPARSAS, publicação da editora P55, com edição limitada, numerados e assinados pelos autores, reunindo desenhos de Luiz Humberto Carvalho e textos de Claudius Portugal. Também quando do lançamento será aberta uma exposição dos desenhos, com dezoito originais apresentados no livro.
    A série COMPARSAS tem como objetivo principal reunir imagens das artes visuais às palavras de textos literários, colocando lado a lado, um autor de cada segmento, não como ilustração, e sim um trabalho conjunto, de cumplicidade, tendo sido inaugurada em janeiro de 2011 com três álbuns. “Em teu nome”, desenhos de Bel Borba; “Fluxo”, pinturas de Sérgio Rabinovitz, “Só danço samba”, fotografias de Valéria Simões, prosseguindo em 2012 com “Paredes planas” fotografias de Andréa Fiamenghi, todos com textos deClaudius Portugal.     

OS AUTORES
    Claudius Portugal é baiano de Salvador (1951). Publicou: “Carta à família”, “Em mãos,” “Olho de gato”, “Notas bandalhas”, “WXYZ”, “Negro azul,” “Duende”, “Águas”, “Texto táctil” e e, 2014, Um lugar outros. É autor de livros sobre artes visuais: “Outras cores – 27 artistas da Bahia, reportagens plásticas”, “Sérgio Rabinovitz, a poesia da cor”, “Pinturas recentes de Sante Scaldaferri”, “Murilo, a cor desta cidade”, Juarez Paraiso, um mestre da arte na Bahia”. Em teatro teve encenado: “Quincas Berro d’Água”, “Pelo telefone,” “Cara amiga Sarah H.”, “Não vamos falar nisso agora”, “Poesia é coisa de mulher”, “Noite na taverna”. Escreveu a rádio-novela “O caso da menina morta”. Atualmente dirige e apresenta os programas Atelier e Assembleia Literatura para o Canal Assembleia/Bahia e é consultor da Paulo Darzé Galeria de Arte.
    Luiz Humberto Carvalho nasceu em Feira de Santana-Bahia, 1950. Formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Bahia em 1974. Suas esculturas e desenhos são criados a partir de materiais normalmente destinados à arquitetura, recursos de computação gráfica, modernos meios mecânicos de execução, plotters, máquinas de corte à laser, entre outros. Ao interagir plenamente com outros elementos da prática arquitetônica atual, a criação de esculturas, relevos e desenhos gráficos é essencial ao processo de concepção de vários produtos utilitários. Sua obra é caracterizada, em grande parte, por temas folclóricos, bíblicos, e por formas gráficas originais, associadas a uma técnica moderna. Seu estilo único já se tornou uma marca própria, facilmente reconhecível em objetos e estruturas de design arrojado, ou em construções modernas, erguidas em Feira de Santana, Salvador, e em várias cidades brasileiras, como o ‘Monumento à heroína Maria Quitéria’, localizado em Feira de Santana – um trabalho em parceria com Juracy Dórea.

A EDITORA
    A P55 editora publica a série Cartas Bahianas, já tendo lançado 42 títulos, tendo ainda no catálogo a produção outras séries, a “Coleção A/C Brasil”, coordenada por Aninha Franco. Além das séries, edita títulos diversificados, abrangendo desde as artes plásticas, passando pela poesia e prosa, edições no segmento da saúde e da culinária; da literatura infantil; da cultura baiana e livros de fotos. A P55 comercializa todos os seus livros, além da rede de livrarias, pelo site www.p55.com.br

AUTORIA: Release Celi Gomes



CECÍLIA DE FÁTIMA BOAVENTURA DE MACEDO LANÇA LIVRO NO CUCA

Seguindo uma rotina de oferecer sempre o que há de mais importante na cultura da cidade o CUCA realiza lançamento de livro nesta terça-feira

Publicado em: 24/11/2014 - 17:11:18

    Estará sendo lançado nesta terça-feira, 25 de novembro, no Centro Universitário de Cultura e Arte – CUCA, às 20h00, o livro "Representações sociais de alunos do ensino médio sobre cidadania - Os Enlaces na Conquista dos Direitos" de autoria de Cecília de Fátima Boaventura de Macedo, uma contribuição importante na análise do comportamento do jovem nos dias de hoje na condição de cidadão que já opina e interfere no seu meio social.
    As atividades desenvolvidas, recentemente pelo CUCA, nas terças-feiras tem tido, em geral, um caráter mais cultural e voltado para a divulgação de trabalhos de altíssima qualidade, como é o caso do lançamento que teremos no dia 25. Uma leitura fundamental, não apenas para educadores profissionais, mas, e certamente principalmente, para os pais, que em tempos de poucas convivências com seus filhos necessitam de mais dados para melhorarem os relacionamentos e facilitar a orientação dos indivíduos no meio social.

AUTORIA: Viva Feira



EME PORTUGAL POR JOSÉ BRANDÃO

Reconstruindo uma época dourada de Feira de Santana, o escritor feirense José Francisco Brandão de Freitas apresenta as novas gerações o Cronista Social, Eme Portugal

Publicado em: 13/11/2014 - 03:11:02

    Brandão como é mais conhecido pelos amigos mais chegados, ausentou-se de Feira de Santana, por volta de 1973 para construir uma carreira vitoriosa no ramo de hotelaria na capital cultural do Brasil (Rio de Janeiro), sem, no entanto, nunca ter desvinculado seu coração de sua terra natal.
    Após realizar seu sonho de vencer em uma cidade como o Rio de Janeiro, e ter se aposentado, retornou a Feira para rever amigos e parentes, e aqui mergulhou em um profundo sentimento de saudades dos tempos vividos em sua infância e adolescência, o que gerou seu primeiro trabalho de resgate de memórias, "Reminiscências de Feira de Santana", que teve grande sucesso na cidade proporcionando a vinda de muitos feirenses residentes em outros cantões para acompanhar o lançamento festivo do livro promovido pela Fundação Sr. dos Passos, uma das instituições mais importantes neste momento no resgate da nossa memória.
    Brandão iniciou um trabalho que como podemos observar, certamente não vai parar no segundo livro, muitas histórias, mitos e resenhas serão remexidos e rememorados, a cidade quer isso, e Brandão tem a disposição de buscar essas imagens e lembranças, para ajudar no resgate da história de um povo orgulhoso de suas virtudes e de seu passado guerreiro, que construiu ao longo destes anos a maior cidade de interior do nordeste.
    Nesta sexta-feira (14-11-2014), José Francisco Brandão de Freitas estará lançando seu segundo livro, que como primeiro fará sucesso e marcará presença no resgate da memória da história recente de Feira de Santana, com apoio da Fundação Sr. dos Passos, no Casarão Fróes da Mota, em noite festiva, onde famílias tradicionais feirenses se encontrarão para confraternizarem e, além de prestigiarem o escritor, rememorarem momentos agradáveis do nosso passado.
    É imperdível para feirenses que amam esta terra. Dia 14 de novembro, às 19h30m, no Casarão Fróes da Mota.

AUTORIA: Viva Feira



LANÇAMENTO DO NATAL ENCANTADO!

Esta é a 2° edição do Natal Encantado...

Publicado em: 05/11/2014 - 11:11:32

         Convidamos a comunidade para o lançamento do projeto que sempre transforma  e  encanta Feira de Santana. O Natal Encantado é um projeto promovido pela  Prefeitura Municipal da cidade através da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, será lançado, nesta quarta-feira, às 19h, no Casarão Froes da Mota da Fundação Senhor dos Passos, tendo como atrações o grupo musical Chorinho Entre Amigos e o Coral da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).
Neste ano de 2014, o Natal Encantado será encerrado com um show apoteótico do maestro Artur Moreira Lima, conceituado concertista internacional.
Às 15h, terá a entrevista coletiva na Sala de Imprensa Arnold Silva, do Centro de Atendimento ao Feirense (Ceaf), quando será apresentada toda a programação do Natal Encantado 2014. A entrevista será concedida pelo secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Jailton Batista.

AUTORIA: Viva Feira a partir de Informações da Secom



Mais Notícias

    Dia 27 de novembro, quinta-feira, das 19 às 22 horas, em Feira de Santa...

    Estará sendo lançado nesta terça-feira, 25 de novembro, n...

    Brandão como é mais conhecido pelos amigos mais chegados, ausent...

         Convidamos a comunidade para o lançamento do projeto que...

Pela primeira vez o Dia Nacional da Cultura vai ser comemorado em Feira de Santana. O evento ser...

    Com o intuito de destacar a importância da biblioteca e do livro para a ...

    A Biblioteca Central Julieta Carteado (BCJC) atravessa os muros e leva a leitu...

    Segundo Câmara Cascudo (1969), os brinquedos artesanais são "...

Até o dia 06 de outubro, próxima segunda-feira, estão abertas as inscri&cce...

    Depois da bem sucedida edição inaugural do Encontro de Graffiti ...


Página 1 de 6

 

Apoio Cultural:


New Page 1

 

© 2009-2013 Viva Feira - Todos os direitos reservados